Cirurgia oral menor
Tem como objetivo o diagnóstico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalias desenvolvidas no aparelho mastigatório e nas estruturas craniofaciais associadas. O profissional especializado nessa área pode fazer implantes, enxertos, transplantes, biópsias, cirurgias, entre outros.
Algumas Cirurgias realizadas pela equipe:
Alveoloplastia
Trata-se de um procedimento cirúrgico para regularizar os alvéolos (região onde os dentes se fixam no osso) depois de uma extração de vários dentes no mesmo segmento.
Biópsia
Trata-se da coleta de material da boca, saliva, secreção ou outro tipo de material, para ser enviado para a realização de exame patológico em laboratório de análises químicas.
Drenagem de Abcesso
Trata-se de um procedimento cirúrgico para fazer escoar ou drenar um tipo de lesão que contenha secreção como pus, por exemplo.
Exodontia (por elemento)
Trata-se de um procedimento cirúrgico para remoção de um dente.
Exodontia com Retalho
Trata-se de um procedimento cirúrgico para remoção de um dente, no qual também é preciso remover tecido ou osso, para se atingir o dente que se quer remover.
Excisão de Mucocele
Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado para remover acúmulos de saliva, geralmente no lábio inferior, causado por trauma ou por mau funcionamento das glândulas salivares menores.
Excisão de Rânula
Trata-se de um procedimento cirúrgico realizado para drenar o acúmulo patológico de saliva dentro dos tecidos moles sob a língua.
Frenectomia
Procedimento para remover o chamado "freio" labial, que alguns pacientes apresentam e que pode provocar os diastemas (separação dos dentes).
Remoção de Cisto
Trata-se de um procedimento cirúrgico para remoção de um cisto ou lesão em algum dente ou em região da boca.
Osteoma e Odontoma
Trata-se de um procedimento cirúrgico para remoção de um osteoma ou odontoma, que são tipos de lesões que podem ocorrer nas regiões dos dentes ou em qualquer outra região da boca.
Torus Mandibular
Trata-se de um procedimento cirúrgico para remoção de uma protuberância ou calo ósseo que, normalmente e mais comumente, ocorre na parte de trás dos dentes inferiores anteriores, no osso da mandíbula
Ulotomia
Consiste em realizar incisão do capuz mucoso (gengiva) para que o dente permanente possa erupcionar.
Ulectomia
Consiste em remover a porção superior de um processo hipertrófico muco-gengival que, normalmente, envolve dentes não erupcionados.
Remoção de cálculo salivar
Procedimento para remoção de partículas sólidas que se posicionam nas regiões próximas à gengiva, provocando recessão ou retração gengival.