Implante dentário
O implante dentário é uma solução para substituir um ou vários dentes perdidos. Ele permite restituir as funções dos dentes naturais, melhorando a mastigação, a fala e a estética do sorriso, o que contribui também para a autoestima.
A técnica é realizada por meio da fixação de um pino de titânio no osso maxilar ou mandibular. Esse pino age como a raiz do dente e funciona como uma base de apoio para as próteses. Por serem rosqueadas e permanecerem firmes, as próteses sobre implantes são mais seguras do que as próteses removíveis, por exemplo.
Com a Implantodontia são feitas desde reabilitações unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis. Os dentes podem ser agrupados em uma ponte e encaixados nos pinos.
Como é feito o procedimento:
Primeiramente são estudos os exames, como as imagens tomográficas, e a colocação do implante é um procedimento cirúrgico programado.
De modo geral, a colocação do implante não é um processo doloroso, porém é prescrito antibiótico e inflamatório duas horas antes da cirurgia e medicação com analgésicos e antibióticos no pós-cirúrgico.
Pós-operatório:
O ideal é que, após a cirurgia, o paciente vá para casa e permaneça em relativo repouso por, pelo menos, um dia.
É necessário também que durma com a cabeça mais alta do que o corpo e que evite cuspir ou fazer bochecho para evitar sangramentos.
Esforços físicos, exposições ao sol e falar demais também são práticas que devem ser reduzidas.
Além disso, para ajudar no processo de cicatrização, não é permitido ingerir alimentos duros e quentes. A dieta ideal inclui sorvete, gelatinas e sopas frias.