Uma língua saudável deve ter uma aparência rosa pálida, úmida e lisa, sem feridas, inchaços ou placas.
As papilas gustativas — são estruturas responsáveis pela sensação de sabor, devem estar presentes na superfície da língua e devem ser visíveis como pequenas protuberâncias arredondadas.
Algumas alterações são mais recorrentes:
• Língua branca:
Pode indicar uma infecção fúngica oral, também conhecida como candidíase oral.
A candidíase oral é um tipo de infecção fúngica que leva ao desenvolvimento de manchas brancas irregulares na língua, causada pelo acúmulo do fungo Cândida albicans na boca.
Esse fungo faz parte da microbiota da boca, trato gastrointestinal e outras partes do corpo. Quando o sistema imunológico está desequilíbrio, o fungo pode se replicar e causar a doença.
As principais causas para essa complicação são:
sistema imunológico debilitado ou uso de medicamentos;
uso de antibióticos, que alteram o equilíbrio entre o corpo e os micro-organismos.
Pode ser um sinal de uma doença inflamatória intestinal ou até uma infecção respiratória.
• Língua saburrosa
Caracteriza-se pelo surgimento de uma massa ou mancha branca no dorso da língua superfície.
A chamada saburra é uma camada é composta por uma combinação de resíduos de alimentos, células epiteliais mortas e, sobretudo, de bactérias .Pode ocorrer após acordar, depois de muitas horas sem comer ou quando se está gripado.
Além disso, a saburra lingual também pode indicar a presença de outras doenças mais sérias, como a diabete, por exemplo.
• Língua Geográfica
Condição inofensiva que afeta a superfície da língua.
Os sintomas incluem manchas vermelhas lisas na parte superior ou lateral da língua. As manchas podem mudar de localização, tamanho e forma.
Em geral, as manchas cicatrizam e mudam para outro lugar da língua antes de desaparecerem por conta própria.
Em alguns casos, pode vir acompanhado de dor ou ardência.
As causas não são amplamente conhecida, pode ser hereditária, ser associada a asma e rinite alérgica ou até mesmo falta de vitaminas, além do estresse emocional e psoríase.
• Língua pilosa negra:
Nas pessoas com esse problema, não ocorre a descamação das células mortas no dorso desse tipo de língua, levando a um acúmulo dessas células. Depois de um tempo, a língua parece estar coberta por pelos escuros.
Esse problema pode ocorrer após um tratamento com antibióticos ou como resultado de uma dieta à base de alimentos pastosos, que dificultam a esfoliação das células mortas da língua.
• Glossite
Inflamação da língua que pode ser causada por diferentes fatores, como queimaduras e cortes no local, boca seca, deficiências de nutrientes, alergias a produtos de higiene, medicamentos e alimentos e outros.
Os sintomas que indicam esse problema envolvem uma maior sensibilidade na local, dificuldades para mastigar, falar e engolir e o inchaço da língua.
• Aftas
São pequenas úlceras que aparecem na boca, gengiva e na língua. Pequenos ferimentos causados por acidentes ou escovação excessiva podem criar um ambiente propício para as aftas aparecer.
Além disso, o sistema imunológico com pouca vitamina B12, reações alérgicas às bactérias normais da boca ou doenças inflamatórias do sistema digestivo também contribuem para o aparecimento dessas úlceras. Para prevenir, é importante manter uma boa higiene bucal.
• Macroglossia
Ocorre quando a língua tem um tamanho maior do que o normal. Essa condição está relacionada a distúrbios hereditários ou congênitos, como a acromegalia e a Síndrome de Down, ou doenças adquiridas no metabolismo, como hipotireoidismo.
O tratamento desse problema vai depender da causa, mas a maioria inclui fonoterapia, uso de medicamentos como antibióticos e procedimentos cirúrgicos para reduzir problemas de fala, alimentação e mastigação.